quinta-feira, 11 de julho de 2013

:: NA COZINHA :: É PAIXÃO

 
 
A revista Vida Simples desse mês publicou uma matéria sobre os preceitos da culinária Shôjin, adotada nos mosteiros zen budistas. Preparar os alimentos, limpar a cozinha, pensar no modo de preparo, podem servir como um verdadeiro treinamento para acalmar a mente e o espírito. Segundo os príncipios da Shôjin, cozinhar e saborear a comida que preparamos trazem efeitos semelhantes aos experimentados na meditação. Todos os alimentos são cultivados no local e devem ser aproveitados integralmente; nada é disperdiçado. Nos templos, a alimentação é vegetariana e deve ser preparada em absoluto silêncio. Além disso, as cores e sabores são o principal foco para que se tenha um equilíbrio perfeito.
 
Trazer esse pensamento para o dia-a-dia não é tão fácil, mas podemos chegar bem perto. Eu amo cozinhar, seja só para mim ou para meus amigos e parentes. E quando entro na cozinha, fico naturalmente mais quieta, porque me concentro 100% naquilo que estou preparando. Penso em como deixar tudo mais gostoso e em como aproveitar melhor cada alimento. Nada mais passa pela minha cabeça. Realmente, cozinhar me traz a mesma sensação de uma meditação.
 
Por isso eu acho que não trabalharia na cozinha de um restaurante. Atender um salão às pressas, cheio de gente com fome (nada deixa as pessoas mais irritadas do que a fome), deve ser extremamente estressante! As vezes só de cozinhar em casa com alguém me ajudando já fico super mandona, imagina se eu fizer disso um trabalho? Não dá, ainda não alcancei o status de monja. Mas até lá, continuo cozinhando em casa mesmo, para mim e para pessoas queridas! E se você, assim como eu, gosta de passar mais tempo na cozinha do que em outros lugares, sugiro que faça o mesmo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário