quinta-feira, 25 de abril de 2013

:: NA COZINHA :: RESTAURANTE EM CASA



Comer em restaurantes é muito prazeroso, conhecemos novos pratos e as tendências e novidades no mundo da gastronomia. Mas não há como negar que comida caseira é sempre reconfortante. Não só pelo preparo, mas por toda a experiência. Sentar-se ao lado de pessoas queridas, em um lugar aconchegante e familiar. E por que não juntar o melhor dos dois? Pois é isso mesmo que as pessoas têm feito. Abrem suas casas e oferecem refeições a convidados que pagam no final, como qualquer outro restaurante.

E não pensem que é só mais uma comida igual da vovó. Não. Os pratos são preparados com o máximo de capricho, assim mesmo como nos restaurantes. O cuidado com todos os ingredientes é maior ainda, já que nada é preparado em grandes quantidades. O número de clientes é limitado, por isso para participar de um jantar desses é preciso ligar e fazer a reserva antecipadamente.

Essa prática ainda é uma novidade, mas tudo indica que vai crescer muito. O brasileiro Luiz Hara vive em Londres há quase 20 anos e montou por lá o “The London Foodie Supper Club”, uma sociedade gastronômica. Todo mês um grupo de pessoas de vários lugares do mundo se encontra na casa dele para comer, beber e conversar e cada um é responsável por um prato ou pela bebida.

Em Edimburgo, um grupo de 25 pessoas se juntou para organizar um pop-up dining, termo utilizado para restaurantes temporários. Com o modelo de produção crowdsourcing, eles montaram o “Create:Eat” que aconteceu em outubro do ano passado em uma igreja abandonada. 

E Luiz Hara não é o único representante do país na gringa. Os brasileiros Celia Miranda Mattos e Gustavo Dalla Colletta decidiram mudar para Paris em 2005. Como já tinham formação em gastronomia pela Le Cordon Bleu, aproveitaram a oportunidade e abriram o Chez Nous Chez Vous. A ideia surgiu após uma reforma na cozinha e pela paixão do casal pela culinária e em receber os amigos em casa.

No Brasil também já encontramos locais que oferecem esse tipo de experiência, como é o caso do Chez Airys. Localizado em Pinheiros, funciona na casa do próprio chef Airyz Kury, que já trabalhou com o grupo Fasano. A casa tem espaço para 48 pessoas e toda a decoração foi feita pelo Airyz. Como a casa não tem divulgação nem fachada chamativa, os clientes são levados pelos conhecidos e com reserva.

Agora é só escolher um deles, fazer a reserva e ter uma noite fora de casa, mas com comida caseira. E para os que estão fora do Brasil aproveitem a oportunidade e experimentem!


 
Chez Airyz: R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 648, 05415-020 São Paulo

Segunda a sábado - 8710-5292 - 3814-1247

reservas@chezairys.com

 




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário