terça-feira, 4 de setembro de 2012

ROOKIE YEARBOOK ONE

 
 
Primeiro eu tenho que admitir que, quando a Tavi começou a aparecer demais nas revistas, frequentar a primeira fila de todos os desfiles e ser fotografada com uns looks meio escalafobéticos nas semanas de moda mundo afora, eu achei ela meio freak e que provavelmente se tratava de mais uma modinha, que ia passar. Uns quatro anos depois, ficou claro que não era modismo, mas também é verdade que ela diversificou sua gama de assuntos e assim eu passei a gostar muito dela. O mais legal é que a mudança dela tem a ver com uma evolução pessoal e a diversificação de interesse não aconteceu para atender pressões do mercado e para se manter na mídia. Tenho a impressão de que ela é muito honesta quando diz que uma vez que ela passou a conhecer mais o mundo da moda, se cansou e teve vontade de escrever sobre outras coisas.
 
 
 
Amanhã, seu site Style Rookie completa um ano e, mais uma vez, ela se provou uma adolescente precoce das mais interessantes ao querer falar dos assuntos que competem à vida real de uma garota de 16 anos, antes de todo mundo perceber o quanto blogs de moda são "last season". Em comemoração ao aniversário, foi lançado o  'Rookie Yearbook One'. Yearbook é um livro tipicamente americano editado como lembrança de uma turma de colégio ou faculdade, com fatos relevantes, fotos dos alunos, etc. A versão de Tavi é uma revista destinada a adolescentes com abordagem a problemas desse universo, mas que vai além das Teen Vogue da vida ao falar de temas que vão da masturbação à fofura dos animais do fundo do mar.
 
 
 
Como descreveu o Refinery 29, "Num mundo de Photoshop, páginas brilhosas e entrevistas escritas, esse livro fosco e discreto é mais do que refrescante. É o que sempre quisemos e agora podemos ,finalmente, segurar em nossas mãos". Para quem tiver curiosidade de saber mais sobre como ela pensa, a entrevista que sua editora fez para a Bust Magazine é imperdível, mesmo. Eu transcrevi partes que eu gosto (e com as quais eu absolutamente concordo) para fazer você clicar no link e ler também.
 
"Eu sou uma mulher de 42 anos, e eu trabalho para uma garota de 16. Isso me parece normal, já que minha filosofia para chefes sempre foi a de que eu não trabalho para quem não for mais esperto que eu, e Tavi Gevinson definitivamente se encaixa no meu critério." 
"Eu sei que soa super metido (porque é), mas o Rookie  é realmente uma coisa especial. É um site feminista para adolescentes, mas nunca condescende com elas (cerca de metade de nossa equipe é de adolescentes elas mesmas). Nós cobrimos coisa séria como abuso sexual, distúrbios alimentares, assédio de rua, saúde mental, mas também fazemos histórias de moda e seções inteiras sobre adesivos e glitter."

"A indústria da moda parece amar a juventude quando a juventude é silenciosa."
Anaheed Alani, editora do Style Rookie

 
"Acho que era confuso para as pessoas, porque não era como se eu fosse uma atriz mirim ou assim. Não tinha uma trajetória bem demarcada para eu seguir. Eu nunca pude pensar "Oh, eu não posso fazer isso porque quando aquela blogueira de 12 anos fez aquilo, aquilo outro aconteceu"."
 
"Moda pode ser usada para afirmar sua individualidade e seu controle e poder sobre como você se percebe e se apresenta, e pode ser uma forma de expressão."
"Se você não quer pensar sobre sua aparência de maneira alguma, eu também acho isso ótimo. Mas ligar para sua aparência e ligar para como aparenta para os outros são coisas diferentes."
 
"Aí eu li o livro da Marisa Meltzer, Girl Power, e então [minha amiga] Laia me deu um livro chamado Feminismo e Cultura Pop, que foi intelectualmente estimulante porque da mesma maneira que eu estava interessada em como a moda pode ser reflexo da sociedade, eu pensava que a relação entre cultura pop e feminismo também pode ser interessante."
"Principalmente, eu só quero que as garotas saibam que elas já são legais e espertas. E também, eu estava tão acostumada a ler blogs feministas e tinha a sensação de que eles eram muito para mulheres que já sabiam que elas eram feministas. Eu ficava pensando, Bem, como você chega a esse ponto?"


Tavi Gevinson, criadora do Style Rookie

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário