quarta-feira, 13 de junho de 2012

50 COISAS QUE TODO CRIATIVO DEVERIA SABER - 3/5







21. PEÇA OPORTUNIDADES
Vai parecer atrevido, mas peça coisas. Peça para ser incluído em apresentações, revistas, concorrências - sem pedir é difícil conseguir.


22. PROCURE A CRÍTICA, NÃO O ELOGIO
Você não aprende com gente dizendo como você é ótimo. Mesmo que você ache que seu trabalho é perfeito, procure pela crítica, você sempre pode ignorar, se for o caso.

23. FAÇA AMIGOS, NÃO INIMIGOS
A indústria criativa é um mundo pequeno, onde todo mundo conhece todo mundo. Lembre-se disso antes de se indispor com alguém.


24. AS NOTÍCIAS CORREM
Um bom estagiário vai ter uma reputação que o precede. Os trabalhos são quase sempre oferecidos no boca-a-boca.


25. NÃO FIQUE BÊBADO EM EVENTOS PROFISSIONAIS
Há uma diferença entre ficar alegre e bêbado. Esse último pode custar sua dignidade, reputação e possivelmente seu emprego.


26. TRABALHE NOS CONTATOS
Existe alguma verdade em 'não é o que você conhece, é quem você conhece'. Fale com as pessoas, mande emails; no mínimo abra uma conta no Twitter.


27. VISTA-SE DIREITO, APARENTE PROFISSIONALISMO
Você leva o trabalho a sério? Então leve também sua aparência. Clientes preferem lidar com gente que se veste como se importasse.


28. NUNCA TRABALHE DE GRAÇA
Trabalhar de graça não só desvaloriza a profissão, como também faz você parecer fraco. Até um cliente 'legal' vai se aproveitar disso.


29. NEGOCIE
Se você realmente tiver que trabalhar sem receber, negocie. Clientes e estúdios têm acesso a muitos recursos que podem ser vistos como pagamento.

30. LEIA CONTRATOS
Nunca assine um contrato antes de ler. E não comece um trabalho sem um contrato - você pode ter que escrever um você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário