quinta-feira, 17 de maio de 2012

O DOCE DA MINHA VIDA



Estamos em 2012, mas ainda assim eu posso dizer que sinto o peso de pensamentos machistas nas entrelinhas de algumas conversas ou nos olhares (disfarçados, mas) reprovadores quando o assunto é casamento, filhos, sexo, tarefas divididas. Eu sou defensora das diferenças entre homens e mulheres na mesma proporção que sou feminista. Costumava chegar a encontros, onde seria suposto levar uma sobremesa, com embalagens de padaria sem a menor cerimônia, mas confesso que fiquei feliz de descobrir uma coisa que eu sei cozinhar e que eu sei que os outros podem gostar de comer. Eu devo estar ficando velha e provavelmente eu vou aparecer nas supra-citadas reuniões daqui até o fim dos tempos carregando o doce cuja receita você lê aí embaixo (tem o link, clicando na foto).

Só não me gabo um pouco mais porque é ridículo de fazer. E você pode pensar: qualquer coisa com essa quantidade de chocolate e doce-de-leite ficaria boa... Em minha defesa, eu quero dizer que eu também acho, mas que como ele fica em formato de sobremesa, não é a mesma coisa que ficar comendo doce de leite de colher ou atacando barras de chocolate, o que poderia ser considerado um desequilíbrio. Convenci?

Brownies gelados de chocolate e doce de leite
Ingredientes (16 pedaços)

3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos finos
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de cacau em pó
1/2 colher de sopa de café instantâneo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/4 colher de sopa de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal
6 colheres de sopa de chocolate em pó sem açúcar
5 colheres de sopa de doce de leite
2 colheres de sopa de leite
1 xícara de gotas de chocolate

Como fazer

Preaqueça o forno em temperatura média. Em uma vasilha grande, misture a farinha, a aveia, o açúcar mascavo, o cacau, o café, o fermento e o sal. No microondas, coloque a manteiga e o chocolate em pó por um minuto ou até que a manteiga derreta; misture bem e incorpore aos ingredientes secos. Misture até que fique empelotado. Reserve 1/2 xícara desta mistura. Coloque a mistura restante em uma forma média untada e pressione levemente. Asse por 10 minutos.

Coloque o doce de leite e o leite em uma pequena vasilha e misture até ficar cremoso. Esparrame sobre a massa parcialmente assada. Jogue por cima as gotas de chocolate e 1/2 xícara da mistura anteriormente separada. Asse por mais 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Depois, leve a geladeira por duas horas. Corte em 16 pedaços e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário