segunda-feira, 5 de março de 2012

JOÃO BRAGA NO SÁBADO


Pouquíssimas pessoas me fariam levantar da cama antes das oito horas da manhã de um sábado, ainda mais para assistir a uma palestra, mas o João Braga fez. Professor de História da Moda e autor de 6 livros, era ele um dos poucos que me fazia ter vontade de verdade de ir às aulas já na época da faculdade.

Entre tantos professores, muitos com pouco conteúdo ou pouca didática, o João era aquele cara que chegava com as camisas sempre coloridas e começava a falar de um assunto que, não tinha como restar a menor dúvida, era uma paixão - e não existe em um professor característica mais motivadora. Eu que sempre amei a História da Moda e sempre odiei acordar muito cedo...

Naquele tempo a aula era dada através de slides e aquele barulhinho característico na progressão da apresentação, ao invés de dar sono, gerava uma expectativa gostosa. Eu sempre ficava curiosa em relação à história por trás daquela imagem que, como bom mineiro, ele contava tão bem. Acabei me lembrando nesse encontro que o outro motivo pelo qual eu adorava tanto as suas aulas é o interesse dele por etimologia. Impossível não assistir a uma aula sem aprender o significado de pelo menos umas cinco palavras e sem achar que a língua portuguesa tem muito mais graça do que parece.

Hoje, bem uns dez anos depois, o cenário é outro. Ainda é cedo e, olhando em volta, ainda estão algumas daquelas meninas que se vestiram para um 'evento de moda', mas a palestra desse sábado foi na FAAP, que o convidou como parte do programa de Pós Graduação em História da Arte. A faculdade - e principalmente seus cursos de Pós Graduação - sempre oferece ciclos de palestra gratuitos e abertos à comunidade, com temas e palestrantes interessantes. Vale a pena se cadastrar para receber as informações (nesse link você pode encontrar onde preencher seus dados).

Tem mais uma do João Braga marcada para o próximo dia 17 e as inscrições devem abrir entre hoje e amanhã. O tema dessa vez será 'Interfaces entre Arte e Moda' e ele já prometeu a exibição de um filme sobre o Yves Saint Laurent de chorar de lindo. Para quem nunca teve a oportunidade de vê-lo dando uma aula, eu recomendo muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário