segunda-feira, 22 de julho de 2013

ESSE NEGÓCIO DE DAR VOZ A QUEM PRECISA


Eu sou o que pode se chamar de esteta (s.m. e s.f. Pessoa que aprecia e pratica o belo como valor essencial). Acredito na beleza, na sua forma material e em forma de gestos e palavras. Não significa que eu feche os olhos para o que de mal e feio há no mundo. Definitivamente, se alienar não é a melhor forma de tornar o mundo mais bonito.

Aí que um dos blogs que eu sigo no Tumblr é o Project Unbreakable, um projeto fotográfico colaborativo de imagens com as frases que meninas e meninos que foram estupradas ouviram de seus estupradores, escritas em pedaços de papel que eles mesmos seguram. Alguns até mostram o rosto, o que eu acho de uma coragem indescritível e invejável, de uma certa maneira.

As frases são de doer de horrível, e o que é pior: como mulher, você reconhece como algo familiar, parecido com o que você já ouviu ao passar na frente de uma obra, de uma mesa na calçada de um bar ou um grupo de homens. Eu não me considero feminista, mas não tem como negar que é uma merda você se pegar preocupada com a roupa que você vai vestir para não "dar a deixa" pra um babaca qualquer te constranger de graça.

Então às vezes eu me pego lendo aquelas frases, e uma ou outra me faz engolir meio em seco, de nojo, raiva ou pena, e eu bem podia já ter deixado de seguir o tal do blog para ver a vida com um filtro mais cor de rosa. Mas eu não acho que só de frases motivacionais deve ser feita minha leitura diária. E eu quero mais é que o projeto tenha muitos seguidores, porque mesmo que você nao for voluntariar numa ONG que apoia mulheres abusadas, já vale para elas saber que de alguma maneira estão sendo ouvidas. É isso também que faz mais e mais gente mandar seus próprios depoimentos e todas elas juntas terem uma voz cada vez mais forte. Se quem cala consente, o Project Unbreakable existe para mostrar que não, não é aceitável esse abuso que ainda acontece todo dia em todo lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário