terça-feira, 20 de agosto de 2013

:: VALE A PENA :: LIFE IS EASY



Foi meu irmão quem comentou sobre esse vídeo no último final de semana. Ele é a palestra de Jon Jandai no TEDxDoi Suthep (província da Tailândia) sobre como a vida é simples e de como nós a complicamos. Assista o vídeo e descubra como isso é tanto verdade do outro lado do mundo como aqui, e como apesar de a própria mensagem ser simples, nós assistimos, concordamos e logo voltamos a checar o iPhone e a viver nossa vida de classe média que sofre como se não houvesse alternativa.

Eu confesso que tenho dificuldade em pensar minha vida longe da metrópole. Já vivi dois anos em uma cidade menor (apesar de ser também uma capital) e posso dizer que acredito no caos que é São Paulo. Funciona para mim e eu tento sempre pensar numa maneira de viver mais descomplicada e de aceitar os custos que esse amor me traz. Tem gente que não, acho que a maioria dos habitantes daqui reclama.

Parte porque gosta de reclamar e continuaria com essa atitude não importando quando nem onde. À outra parte talvez falte o tempo de que Jon fala, de ficar consigo mesmo e, em silêncio, descobrir afinal o que quer da vida. Não só de trabalhadores que trabalham 12 horas por dia e perdem mais 4 no trânsito se constitui essa parte, convenhamos. Entre os com falta de tempo estão também os que preferem pagar para ficar longe da própria companhia, aceitando qualquer tipo de entretenimento, por mais boçal que seja.  Não só da incrível capacidade de programação de Mark Zuckerberg se fez o Facebook.

Mas felizmente, as redes sociais também existem para compartilhar ideias e você nem estaria lendo isso ou assistindo ao vídeo se não existisse internet. Eu não sou contra a tecnologia (não mesmo) ou o capitalismo, eu só acho que todos deveriam usar as ferramentas com mais critério e não ser manipulado. Life is EASY, eu não diria melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário