segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TRILOGIA MILLENIUM








Algumas semanas se passaram desde que eu escrevi sobre a coleção do "The Girl with the Dragon Tattoo" da H&M e sobre como eu ainda não havia decidido se ia ou não assistir. Como eu não gosto de ficar em dúvida, durante esse tempo, eu fui lendo e descobrindo mais sobre o filme (muito influenciada pelo burburinho que eu vi crescer em torno da estreia dele) e já sei que eu quero não só assistir, mas também ler esse e os outros dois da trilogia.

Foi lançada em 2005 na Suécia, país de seu autor, chegou ao Brasil em 2008 e eu posso me considerar muito mal informada de só estar prestando atenção nisso agora, porque pelo menos até o último mês de junho já tinham sido vendidas cerca de 60 milhões de cópias em mais de 50 países; número que deve ter aumentado muito depois da adaptação hollywoodiana.

O primeiro livro ganhou a tradução 'Os homens que não amavam as mulheres' aqui no Brasil e os outros volumes são 'A menina que brincava com fogo' e 'A rainha do castelo de ar' e têm como tema principal a violência sexual contra as mulheres. Foram dedicados a uma garota cujo estupro Stieg Larsson testemunhou aos 15 anos de idade.

Não fosse a inspiração dos livros polêmica o suficiente, Larsson morreu repentinamente aos 50 anos, meses após entregar os originais à editora, e nem viu seus livros serem publicados. Rumores de que tinha sido morto por extremistas de direita que o tinham ameaçado enquanto era editor de uma revista ajudaram a criar um clima ainda maior de mistério e contribuiram para o marketing de seus livros.

Polêmicas à parte, o filme tem no elenco Daniel Craig, o cara do '007', e Rooney Mara, que antes disso tinha aparecido em 'Rede Social', (mas nem force a memória, porque não fosse o Wikipedia, talvez eu nem acreditasse que se trata da mesma garota), com performance muito elogiada e visual no mínimo marcante que já anda influenciando mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário