segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AS TENDÊNCIAS DE LÁ TRADUZIDAS PARA CÁ

Jil Sander Out 2011

Quem acompanha a indústria da Moda e seus lançamentos adquiriu desde sempre o hábito de ver desfiles internacionais e identificar as tendências principais. Em teoria, as tendências estariam "adiantadas" cerca de 1 ano em relação ao nosso calendário, mas aí acontece o que seria inevitável, ainda mais quando se trata de um mercado novidadeiro como o da moda. Com a velocidade cada vez maior da disseminação da informação e da produção, pode muito bem acontecer de 2 meses depois dos desfiles de Primavera 2012 do hemisfério norte, você ver nossas vitrines de Primavera 2011 já inspiradas nas tendências recentemente lançadas.


Um pouco também se deve ao fato de hoje a moda ser tão democrática e admitir tantas tendências ao mesmo tempo, que algumas peças de coleções passadas acabam se "encaixando" na tendência mais nova. Mas principalmente porque, respeitando o ciclo de vida pelo qual todo produto passa, por mais que a maioria só se atente a elas na fase entre Crescimento e Maturidade, na realidade as tendências só chegam a esse estágio depois de ensaios na passarela e na vida dos early adopters. 


Daí a importância atual e crescente das webcelebrities e blogueiras famosas. Códigos de vestir que poderiam ser mais complicados de aplicar à vida real nos são apresentados por elas com um aval que poderia demorar meses para ser conseguido por pessoas comuns, nas ruas. Não à toa, hoje elas ganham muito dinheiro simplesmente mostrando seus estilos de vida que, ao mesmo tempo estimulam o comércio e dão segurança às suas seguidoras, que se sentem confortáveis ao copiar looks que já vem com carimbo de aprovação.


Assim mesmo, nem todas as tendências de lá "pegam" por aqui. A brasileira tem uma relação muito diferenciada com o corpo, que influencia na maneira como consome e se veste. As tendências acabam por receber tradução, quase sempre tendendo para o sexy. Se por um lado isso nos rende a fama de bonitas, por outro podemos perder a parte lúdica da moda, de mudar formas do corpo com tecidos e modelagem, de brincar com gêneros e transgêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário